Shopping Hospedagem Fórum Contato
     
   O portal do desenvolvedor ASP Florianópolis-SC, Terça-feira - 23 de Outubro de 2018  
Busca

Menu do site
Efetuar Login
Usuário:

Senha:

 Esqueceu a senha?
Login automático

 Cadastre-se
Autenticação de senha com acesso a BD
Avaliações: 12   -   Minha nota: Média Geral: 17  
 

Esse artigo ensina a fazer uma autenticação de senha, ou seja, um Login tipo o do UOL para verificação de e-mail's. É um codigo muito simples. Meus artigos apenas ensinaram á pessoas que estão começando com o asp, pois eu sou uma delas um poquinho mais avançado. Como eu também precisava de ajuda e muita gente me ajudou, agora eu quero retribuir a quem precisa.

Acho que a melhor maneira de ensinar algo, é mostrando o mesmo e explicando no final, parte por parte. Então ai vai o código:

Bom, agora nós explicaremos cada parte do código.

Se você pelo menos já estudou ASP, você provavelmente entendeu grande parte do código. Mas, se você nunca estudou acesso a banco de dados, ficará um pouco difícil de aprender esse script.

A linha: set conexao = server.createObject("adodb.connection") cria uma conexao com o banco de dados, e a linha abaixo seta o Driver que é o microsoft access e o local do banco de dados (server.MapPath) o qual procura o banco de dados. No caso o banco de dados está na mesma pasta.

O nome do banco de dados é "Login.mdb" e a sua tabela principal, aonde estão os usuários também se chama Login. Você seta o nome da tabela nessa linha, a qual seleciona TUDO do banco de dados sql = "select * from login" - esse Login você deve trocar pelo nome da sua tabela.

A variável dbLogin e dbSenha estão setando para o recordSet rsLogin selecionar as colunas "Login" e "Senha" dentro da tabela Login que foi setada acima. 

Agora o if, é para verificar se existe no banco de dados o Login e a Senha digitada. Se você estuda asp, sabe que a página aonde deve ser digitado o Login e a Senha deve conter dois <input type="text", sendo eles com os nomes: txtLogin e txtSenha. Caso você não entenda request.form, que é para recuperar os campos da página anterior, estude mais antes de querer aprender acesso a banco de dados. 

Bom, se você sabe, o IF está verificando se o texto do login da pagina anterior ("request.form("txtLogin") é igual a variavel dbLogin, a qual foi explicada acima. O IF continua, verificando também (AND) se o request.form("txtSenha") é igual ao dbSenha.

  Caso for igual, se existir o usuário com tal senha e login, a página responderá com um "Acesso Correto". Eu só colquei um response.write como exemplo, mais o que e deve usar é o response.redirect o qual abre outra page em asp mostrando mais informações especificas ao usuário que entrou. Else para mostrar algo caso estiver errado o acesso.

Bom, acho que o LOGIN está completo. Se você não estiver satisfeito com esse script ou como eu ensinei ele, mande um e-mail para mim falando como devo melhorá-lo ou entre em contato comigo pelo email. Valeu. Conto com a colaboração sua.

 
 
 





SuperASP do Brasil Ltda

03.066.522/0001-84
Av. Rio Branco 433 - Centro - Florianopolis - SC
Contato

© 2001/2008 - Superasp do Brasil Ltda. Todos os direitos reservados