Shopping Hospedagem Fórum Contato
     
   O portal do desenvolvedor ASP Florianópolis-SC, Sábado - 18 de Novembro de 2017  
Busca

Menu do site
Efetuar Login
Usuário:

Senha:

 Esqueceu a senha?
Login automático

 Cadastre-se
Depurando scripts ASP
Avaliações: 6   -   Minha nota: Média Geral: 17  

Depurando scripts ASP

Qualquer que seja o seu nível de experiência, você encontrará erros programáticos que impossibilitarão o funcionamento correto dos seus scripts do lado do servidor. Por esse motivo, a depuração, o processo de localizar e corrigir erros de script, é crucial para o desenvolvimento de aplicativos ASP robustos e eficientes, especialmente à medida que a complexidade do seu aplicativo aumentar.

A ferramenta Microsoft Script Debugger

O Depurador de scripts da Microsoft® é uma ferramenta de depuração eficiente que pode ajudá-lo a localizar rapidamente erros e a testar os seus scripts do lado do servidor de forma interativa. Com o Depurador de scripts, que também funciona com o Windows Internet Explorer versão 3.0 ou mais recente, você pode:

  • Executar scripts do lado do servidor, uma linha por vez.

  • Abrir uma janela de comando para monitorar o valor de variáveis, propriedades ou elementos de matriz durante a execução dos seus scripts do lado do servidor.

  • Definir pausas para suspender a execução dos seus scripts do lado do servidor (usando o depurador ou um comando de script) em uma linha específica do script.

  • Rastrear procedimentos durante a execução do script do lado do servidor.

Observação   Você pode usar o depurador para exibir scripts e localizar erros, mas não para editar os scripts diretamente. Para corrigir erros, edite o script com um programa de edição, salve as alterações e execute novamente o script.

Ativando a depuração

Antes de começar a depurar scripts do lado do servidor, primeiro você deve configurar o servidor Web para dar suporte à depuração do ASP. Para obter instruções e informações.

Após ativar a depuração do servidor Web, você poderá usar qualquer um dos métodos a seguir para depurar os scripts:

  • Abrir manualmente o Depurador de scripts da Microsoft para depurar os scripts ASP do lado do servidor.

  • Usar o Internet Explorer para solicitar um arquivo .asp. Se o arquivo contiver um erro ou uma instrução intencional para parar a execução, o Depurador de scripts da Microsoft será iniciado automaticamente, exibirá o script e indicará a origem do erro.

Erros de script

Ao depurar os scripts do lado do servidor, você poderá encontrar diversos tipos de erros. Alguns desses erros podem fazer com que os scripts sejam executados de maneira incorreta, podem parar a execução do programa ou podem retornar resultados incorretos.

Erros de sintaxe

Um erro de sintaxe é um erro encontrado com freqüência que resulta de sintaxe de script incorreta. Por exemplo, um comando com erro de grafia ou um número incorreto de argumentos passado para uma função irá gerar um erro. Erros de sintaxe podem impedir a execução do script.

Erros em tempo de execução

Os erros em tempo de execução ocorrem depois que o script inicia a execução e resultam de instruções de script que tentam realizar ações impossíveis. Por exemplo, o script a seguir contém uma função que divide uma variável por zero (uma operação matemática inválida) e gera um erro em tempo de execução:

<SCRIPT LANGUAGE=VBScript RUNAT=SERVER>

  Result = Findanswer(15)

  Document.Write ("A resposta é " &Result)



  Function Findanswer(x)

  'This statement generates a run-time error.

   Findanswer = x/0

  End Function

</SCRIPT>

Erros que resultam em erros em tempo de execução devem ser corrigidos para que o script seja executado sem interrupções.

Erros lógicos

Um erro lógico é o erro mais difícil de ser detectado. Com erros lógicos, que resultam de erros de digitação ou falhas na lógica programática, o script é executado com êxito, mas gera resultados incorretos. Por exemplo, um script do lado do servidor criado para classificar uma lista de valores poderá retornar uma ordenação imprecisa se contiver um sinal > (maior que) para a comparação de valores, quando deveria ter usado um sinal < (menor que).

Técnicas para depuração de erros

Você pode usar diversas técnicas de depuração para localizar a origem dos erros e testar os seus aplicativos.

Depuração Just-In-Time (JIT)

Quando um erro em tempo de execução interromper a execução do script do lado do servidor, o Depurador de scripts da Microsoft será iniciado automaticamente, exibirá o arquivo .asp, com um ponteiro de instrução apontando a linha que causou o erro, e irá gerar uma mensagem de erro. Com esse tipo de depuração, chamado JIT (Just-In-Time), o computador suspende a execução do programa. Você deve corrigir os erros com um programa de edição e salvar as alterações antes de continuar a execução do script.

Depuração com ponto de interrupção

Quando ocorrer um erro cuja origem você não consiga localizar facilmente, às vezes poderá ser útil predefinir um ponto de interrupção. Um ponto de interrupção suspende a execução em uma linha específica do script. Você pode definir um ou vários pontos de interrupção diferentes antes de uma linha suspeita do script e usar o depurador para inspecionar os valores das variáveis ou propriedades definidas no script. Após corrigir o erro, você poderá eliminar os pontos de interrupção para que o script possa ser executado sem interrupções.

Para definir um ponto de interrupção, abra o script com o Depurador de scripts, selecione uma linha do script em que deseja interromper a execução e, no menu Depurar, escolha Alternar ponto de interrupção. Em seguida, use o seu navegador da Web para solicitar novamente o script. Após executar as linhas do script até o ponto de interrupção, o computador iniciará o Depurador de scripts, que exibirá o script com um ponteiro de instrução apontando a linha em que você definiu o ponto de interrupção.

A instrução Break at Next

Em determinadas situações, convém ativar a instrução Break at Next do Depurador de scripts, caso a próxima instrução a ser executada não esteja no arquivo .asp com o qual você está trabalhando. Por exemplo, se você definir a instrução Break at Next em um arquivo .asp residente em um aplicativo denominado Vendas, o depurador será iniciado quando você executar um script em qualquer arquivo no aplicativo Vendas ou em qualquer aplicativo para o qual a depuração esteja ativada. Por esse motivo, ao definir a instrução Break at Next, lembre-se de que qualquer instrução de script executada em seguida iniciará o depurador.

Depuração com a instrução 'Stop' do VBScript

Você também pode adicionar pontos de interrupção a scripts do lado do servidor, gravados em VBScript, inserindo uma instrução Stop em uma localização anterior a uma seção questionável do script. Por exemplo, o script do lado do servidor a seguir contém uma instrução Stop que suspende a execução antes que o script chame uma função personalizada:

<%

  intDay = Day(Now())

  lngAccount = Request.Form("AccountNumber")

  dtmExpires = Request.Form("ExpirationDate")



  strCustomerID  =  "VAREJO" & intDay & lngAccount & dtmExpires



  'Set breakpoint here.

  Stop



  'Call registration component.

  RegisterUser(strCustomerID)

%>

Quando você solicitar esse script, o depurador será iniciado e exibirá automaticamente o arquivo .asp com o ponteiro de instrução indicando a localização da instrução Stop. Neste momento, você poderá optar por inspecionar os valores atribuídos a variáveis antes de passá-las para o componente.

Importante   Lembre-se de remover as instruções Stop dos arquivos .asp de produção.

Depuração com a instrução 'Debugger' do JScript

Para adicionar pontos de interrupção a scripts do lado do servidor gravados em JScript, insira uma instrução debugger antes de uma linha suspeita do script. Por exemplo, o script a seguir inclui uma instrução debugger que interrompe a execução e inicia automaticamente o Depurador de scripts da Microsoft sempre que o script efetua um loop em um novo valor.

<%@ LANGUAGE=JScript %>

<%

  for (var count = 1; count <= 10; count++)

  {

    var eventest = count%2

    //Set breakpoint so that user can step through execution of script.

    debugger

    if (eventest == 0)

          Response.Write("O valor par é " + count + "<br>")

   }

%>

Lembre-se de remover instruções debugger de arquivos .asp de produção.

Observação   Não confunda a instrução debugger com a instrução break do JScript. A instrução break sai de um loop que está sendo executado no momento durante a execução e não ativa o Depurador de scripts da Microsoft, nem pausa a execução.

Dicas para depurar scripts

Além do Depurador de scripts, um conjunto de dicas de depuração úteis pode reduzir consideravelmente o tempo que se gasta investigando a origem de erros de script. Embora a maioria dos erros resulte de origens óbvias, comandos com a grafia incorreta ou a ausência de variáveis, pode ser difícil localizar determinados tipos de erros lógicos e de execução.

Para obter mais informações sobre o Depurador de scripts da Microsoft, visite o site Microsoft Scripting Technologies em http://msdn.microsoft.com/scripting/.






SuperASP do Brasil Ltda

03.066.522/0001-84
Av. Rio Branco 433 - Centro - Florianopolis - SC
Contato

© 2001/2008 - Superasp do Brasil Ltda. Todos os direitos reservados