Shopping Hospedagem Fórum Contato
     
   O portal do desenvolvedor ASP Florianópolis-SC, Segunda-feira - 22 de Outubro de 2018  
Busca

Menu do site
Efetuar Login
Usuário:

Senha:

 Esqueceu a senha?
Login automático

 Cadastre-se
Utilizando a propriedade MaxRecords
Avaliações: 9   -   Minha nota: Média Geral: 45  
 

MaxRecords é mais uma das propriedades do objeto RecordSet que muitas vezes os programadores deixam de utilizar , às vezes por falta de hábito, outras vezes porque não sabem como ela pode simplificar a construção de um código e até mesmo otimizar uma consulta.

Esta propriedade limita a quantidade de registros que será retornada ao Recordset quando uma consulta é feita. Assim, se uma tabela de um determinado banco de dados tiver 2.000 registros e a propriedade MaxRecords estiver setada com o valor 10, então só os dez primeiros registros serão retornados, e o restante será ignorado.

Atenção: apesar de lembrar a propriedade CacheSize, a propriedade MaxRecords se comporta como uma espécie de "filtro" que retorna apenas os n primeiro registros da tabela, mesmo que existam outros registros que satisfaçam o critério da consulta feita. Já a propriedade CacheSize não limita o número de registros retornados; ela especifica a quantidade de registros que serão retornados a cada acesso à base de dados

Para reforçar o entendimento desta propriedade, vamos analisar um exemplo prático.

Imagine que você está fazendo um site para uma empresa de turismo, e sua tarefa é mostrar ao internauta quais são os 10 hotéis mais caros que estão cadastrados.

Intuitivamente, pensamos em ordenar os hotéis em ordem descendente de diária ( iniciando do mais caro até chegar no mais barato ), e depois criar um laço com um contador que é incrementado a cada leitura de um novo registro e, quando o contador atingir o valor 10, quebramos o laço como no código abaixo:



Este código funciona, mas poderíamos melhorá-lo com o uso da propriedade MaxRecords. Basta setá-la com o valor 10 antes de abrir o recordset e descartar o contador, já que apenas dez registros serão retornados!



Mas se você não se importa em criar um contador e acha que não há muita diferença entre o primeiro e o segundo código, há uma grande razão para aderir ao uso da propriedade MaxRecords: ela poupa recursos de sistema, uma vez que serão retornados ao RecordSet somente 10 registros ao invés de todos os registros da tabela.

Observações:

1 ) Esta propriedade é somente-leitura enquanto o RecordSet estiver aberto.
2 ) Para desativar a propriedade MaxRecords, ou seja, para definir que todos os registros deverão ser retornados, basta setar o seu valor para zero.

 
 
 





SuperASP do Brasil Ltda

03.066.522/0001-84
Av. Rio Branco 433 - Centro - Florianopolis - SC
Contato

© 2001/2008 - Superasp do Brasil Ltda. Todos os direitos reservados